Quantcast
Channel: Libros y Letras
Viewing all articles
Browse latest Browse all 14558

Desde Cataguases, Brasil

0
0
Silva & Vicente 

Por: Antônio Jaime Soares. Continuando seu trabalho de divulgação dos artistas cataguasenses, a Secretaria de Assistência Social promove exposição de desenhos de Silva e fotos de Vicente, ambos com o sobrenome Costa, a partir do dia 7 de julho, no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do bairro Leonardo, depois de terem ficado um mês expostas no Cras São Vicente. 

Silva Costa começou a desenhar e pintar em 1982 e já expôs inúme­ras vezes em Cataguases e cidades mineiras, incluindo Belo Horizonte. Também no Rio e em Brasília. Seus quadros mostram tipos pitorescos de nossa cidade, sempre de olho no interior do Brasil, o povo e seus costumes, suas crenças, seu folclore. 

Sobre os desenhos em exposição na mostra atual, o poeta e professor Joaquim Branco escreveu: “O projeto de Silva Costa homenageia a cidade, sua paisagem e seus habitantes de um modo muito mais próximo e peculiar que qualquer outro”. O autor confirma, dizendo que seus desenhos são uma homenagem ao povo de Cataguases. 

Vicente Costa começou a fotografar em 1987 e expôs suas obras em várias cidades da Zona da Mata, obras em que ele conseguiu resultados surpreendentes, ao registrar imagens das serras de Mi­nas Gerais. “Gosto da natu­reza abstrata e lugares inusitados, uso ainda a máquina analógica e não a digital, por ela ser mais resistentes às minhas andanças”. Andanças em que ele flagra momentos raros da natureza, como um cipó que abraça um tronco de árvore, ou o amor entre um casal de insetos. 

Paralelamente, continua a exposição de suas fotos de pedras e cachoeiras na recepção da Secretaria de Assistência Social e ele também fotografa a área urbana de Cataguases, tendo vários trabalhos publicados no e-zine Chicos Cataletras. Assim como Silva Costa, Luiz Lopez e Altamir Soares, Vicente está sempre interessado em divulgar suas obras, uma forma de retribuir a atenção que o público dedica aos seus trabalhos. 

Fotos que enchem os olhos de beleza, assim como os desenhos de Silva Costa despertam o interesse por figuras estimadas de nossa cidade.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 14558